Escolas dinâmicas

No artigo  da professora Katja Tschimmel sobre classificações de design, percebo a importância de novas dinâmicas no ensino do design.

O sistema actual das escolas é, de facto, obsoleto e os alunos anseiam por outros métodos, que não os aborreçam. Os alunos precisam de novos métodos de aprenderem e que puxem por eles, pela criatividade e engenho. A professora rapidamente se foca na abordagem da interacção emocional, já que toda a sua carreira profissional estava ligada às ligações humanas e a impulsão da descoberta e conhecimento, através da comunicação interaccional.

A escola deve ser uma troca de informação, deve ser uma diversidade de relações. Neste sentido penso que as escolas artísticas optam por uma abordagem diferente, impulsionam o aprender a fazer,  e para isso dependem da interacção multidisciplinar, de uma ligação entre todos. A internet reflecte perfeitamente esse conceito de ligação.

A tecnologia está a modificar a forma como se estuda. O acesso à internet na sala e aulas gravadas que podem ser visualizadas em casa, fazem parte de um mundo novo. Pensar numa escola inovadora, já não é apenas a existência de salas equipadas  com muitos computadores . Em vários locais, onde isso já existe, como por exemplo, no Perú, os resultados dos alunos não se revelaram melhores. Apesar de ser uma grande vantagem, a tecnologia e internet não baste para melhorar o desempenho do ensino. Penso que o próprio design das escolas, começa a ser adaptado aos novos tempos.

Na escola Orestad college, em Copenhaga, Dinamarca, num edifício de cinco andares, há apenas algumas salas tradicionais, porque a maioria das actividades acontecem em espaços de convívio, onde os alunos resolvem, em conjuntos, as questões propostas pelos professores. Os alunos não usam cadernos, nem livros, porque tudo é digital, e o seu aproveitamento é superior à média nacional.

Comunicação, interacção e sinergia são a base para a concepção do design desta faculdade, tendo como visão criar flexibilidade e uma maior liberdade para a aprendizagem do aluno e o ensino do professor. É uma perspectiva mais dinâmica que utiliza também tecnologia.

¯restad Gymnasium, K¿benhavn, DK - 3XN

 

Neil Selwyn da Faculdade de Educação da Universidade de Monash prevê que as escolas irão recorrer a uma assimilação virtual nas salas de aula de aprendizagem. Será incorporada uma realidade aumentada e tornar-se-á mais envolvente e perceptível a informação. Os professores serão capazes de recriar um palácio francês do século 16 em 3D , ou fazer uma sala de aula com o aspecto que se pretende, podendo estudar melhor qualquer local, através da sobreposição do ambiente físico com a informação digital . Os professores poderiam levar os alunos para florestas “digitais”, onde podem interagir e obter informações sobre a natureza e os animais, apenas por apontar o seu tablet para os objectos como uma árvore.

A escola MODUPOD, é um conceito projectado para o ano 2025, e representa um ambiente de ensino dinâmico do século XXI. Possui salas de ensino de simulação 3D, que promove a interacção e o pensamento crítico no aluno. O conceito da escola visa recursos de rápida e fácil montagem, interiores inteligentes, e Pods de trabalho flexíveis, que colocam estudantes e professores no coração da aprendizagem. As divisões multi-modulares, localizam-se em torno no centro transparente, onde existem painéis e tecnologias de multimédia e 3D. Os módulos individuais, incluem o trabalho de equipa focado no Studio pod; o project pod visa estimular o aluno a possuir uma maior responsabilidade pela sua própria aprendizagem; o breakout pod transparente que pretende estimular a observação e a criatividade; e o social pode, onde se colabora e reúnem, para uma aprendizagem colectiva. Além disso, o espaço exterior, oferece aos alunos, a oportunidade de aprenderem com a natureza.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s