A evolução do conceito Design

Etimologicamente, o termo “Design”, deriva do termo latino, “designare”, que significa designar, indicar, dispor e ordenar.

Em português não existe um termo específico que contenha todos estes significados, porque “desenho” determina a visualização bidimensional de ideias, não sendo sinónimo de “design”

“To design” descreve um processo de desenvolvimento dinâmico e criativo, que se concentra no planeamento de acções e de comunicação futuras. O design é descrito então, como um processo que leva à criação de artefactos.

“Design é um processo de evolução dos artefactos”

Projectual: Projectar a forma significa coordenar, integrar e articular todos aqueles factores que, de uma maneira ou de outra, participam no processo constitutivo da forma do produto (…)

Isto refere-se tanto a factores relativos ao uso, fruição e consumo individual ou social do produto,( factores funcionais, simbólicos, ou culturais) quanto aos que se referem à sua produção (factores técnico-económicos, técnico-construtivos, técnico-sistemáticos, técnico-produtivos e técnico-distributivos).

ICSID, 1958

Design é uma actividade projectual que consiste em determinar as propriedades formais dos objectos a serem produzidos industrialmente. Por propriedades formais, entende-se não só as características exteriores, mas sobretudo, as relações estruturais e funcionais que dão coerência a um objecto, tanto do ponto de vista do produtor quanto do usuário.

Tomás Maldonado, 1961

etimologia

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s